Corpo de Bombeiros da Bahia envia especialista em combate a incêndio florestal para atuar no Canadá
Especialista em combate a incêndios florestais, o sargento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) Marcelo Urpia vai embarcar para o Canadá, para atuar na missão humanitária brasileira de apoio ao combate nos incêndios florestais que atingem aquele país. A viagem está marcada para esta sexta-feira (21).
“O contato com bombeiros de outros estados e de outros países também será importante. O conhecimento de cada um deles será de grande valia. Além disso, poder seguir para essa missão é receber a confirmação maior de que nossa formação é um diferencial e que estamos seguindo no caminho certo, de aperfeiçoamento e qualificação profissional, e esse é mais um reconhecimento”, disse o sargento BM Urpia, que atua no 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM) em Salvador.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a ação será integrada por 104 especialistas em combate a incêndios florestais, que deverão atuar nas florestas mais afetadas do Canadá. Ainda segundo o ministério, participam da missão profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), ambos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR); Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Cooperam com a organização da missão os Ministérios da Defesa, dos Transportes e da Fazenda, além do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) e de outras repartições federais e estaduais.
Seminário na Capital Federal
Enquanto aguarda o embarque para o Canadá, o sargento BM Urpia está em Brasília participando do 3º Seminário Painel do Fogo 2023, que acontece nesta quarta e quinta-feira (dias 19 e 20). “O seminário nos fornecerá dados importantes para que possamos atender às ocorrências com maior rapidez, visto que a atualização será bastante rápida. Toda e qualquer informação é sempre válida. Estamos compartilhando conhecimento com outras forças que também farão parte da missão”, destacou o militar. Além do sargento Urpia, um bombeiro do Corpo de Militar da Paraíba, que fez o Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Cpcif) no CBMBA, também seguirá para o Canadá