Confiança de empresários baianos cai em junho

Foto: Soteropoles

A confiança dos empresários baianos apresentou leve recuo em junho, mas manteve o saldo positivo acumulado no bimestre, segundo dados do Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB). O índice, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), ficou em -135 pontos, dentro da faixa de Pessimismo Moderado (entre -250 e zero). Apesar da queda frente a maio (-127), o resultado não anulou a alta de 47 pontos registrada no mês anterior.

Setores em movimento oposto
Enquanto Agropecuária e Indústria tiveram avanço, Serviços e Comércio puxaram a retração. O setor agropecuário (-35) manteve a melhor avaliação pelo segundo mês seguido, enquanto serviços (-166) atingiu o pior nível. Nenhum segmento ficou acima de zero.

Expectativas divergentes
Crédito, juros e situação financeira foram os temas que mais preocuparam os empresários. Por outro lado, PIB nacional, inflação e exportações tiveram avaliações menos desfavoráveis.

Segundo Luiz Fernando Lobo, especialista em informações econômicas, “em junho, mesmo recuando na margem, a percepção do empresariado baiano quanto ao futuro apenas atenuou parte do avanço observado em maio, já que o saldo líquido do bimestre maio-junho ainda se manteve positivo. No entanto, alguns alertas persistiram em junho: confiança em patamar inferior ao observado em cada um dos meses do ano passado; aumento do pessimismo em dois dos setores; indicador de confiança inferior a zero em todos os segmentos; e expectativas desfavoráveis em relação a todas as variáveis investigadas”.

O ICEB segue há 17 meses no negativo, mas junho registrou o segundo melhor patamar do ano.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress