Comissão da Câmara e Defesa Civil se reúnem para debater estratégias de eventos climáticos

 Comissão da Câmara e Defesa Civil se reúnem para debater estratégias de eventos climáticos
Compartilhe

Na quarta-feira (10), a Comissão Especial sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais (Cedesnat) da Câmara Federal convocou os coordenadores de Defesa Civil dos estados impactados por eventos climáticos para uma reunião.

O deputado federal e presidente da Cedesnat, Leo Prates, salientou a importância de conhecer as áreas e fazer um planejamento assertivo: “É importante conhecer o trabalho das defesas civis, pois é integrando os mecanismos de inteligência, colocando financiamento, como o Fundo de Desastres Naturais, que teremos um planejamento robusto para enfrentar as situações extremas e proteger as populações”.

As mudanças climáticas estão cada dia mais extremas, causando um aumento significativo de desastres naturais nos últimos 50 anos. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), esses eventos vêm afetando os países mais pobres e pessoas em situação de vulnerabilidade que vivem em áreas de risco.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o número de pessoas afetadas em todo o mundo aumentou em 80% desde 2015. Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) constatou que entre 2013 e 2022, desastres naturais como tempestades, inundações, enxurradas e alagamentos atingiram 5.199 municípios brasileiros, o que equivale a 93% do total de 5.570.