Comando Vermelho chega a Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia

 Comando Vermelho chega a Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia

Foto: Bruno Wendel

Compartilhe

Conforme notícia veiculada pelo jornal CORREIO, nesta segunda-feira (22), a facção Comando Vermelho (CV) chegou a Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia com uma população de 616.279 habitantes, de acordo com último censo do IBGE em 2022. Vale lembrar que a 18ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgada na última quinta-feira (18), apontou a cidade como uma das que possuem as maiores taxas de mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

A facção, que chegou na Bahia em 2020, começou a se estabelecer em Feira de Santana há cerca de cinco meses, revelou a matéria. O Comando Vermelho, a segunda maior facção do Brasil, começou a se aproximar do centro da cidade, iniciando pelo bairro da Queimadinha, que antes era uma área residencial e hoje tem um perfil comercial.

No centro antigo de Feira de Santana, as siglas “CV” estão espalhadas em bancos, como na praça Kalilândia. Na periferia da cidade, a facção está presente em programas de moradia do governo federal, como os conjuntos habitacionais Mangabeira II e III, do Minha Casa Minha Vida (MCMV), situados na Avenida Iguatemi.

No Atlas da Violência 2024, divulgado em junho deste ano, Feira de Santana é a décima cidade do Brasil com a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes em 2022. O estudo, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), aponta que o município possui uma taxa de 66,0 homicídios, com uma população de aproximadamente 616 mil.