Com produção de Pedrinho da Rocha, marca do Carnaval de Salvador 2025 exalta 40 anos do Axé Music

Em comemoração aos 40 anos do Axé Music, a identidade visual do Carnaval de Salvador 2025 foi criada por Pedrinho da Rocha, figura icônica da folia baiana. Reconhecido por desenvolver marcas importantes para blocos e bandas, além de ser o criador do abadá, que substituiu as tradicionais mortalhas na década de 1990, Pedrinho acumula 48 anos de contribuição para o Carnaval e acompanhou o surgimento de grandes nomes da música baiana.

“Para mim, é simbólico. Não vejo isso como o fim da minha carreira, mas como uma coroação de trabalho que faço há 48 anos. Participei do início do Axé, artistas iniciantes como Luiz Caldas, que chegaram a ensaiar no meu ateliê em 1983. Chiclete com Banana, Gerônimo e Cheiro também já tocavam naquela época. É uma honra celebrar essa trajetória”, atualidade do designer, ilustrador e publicitário.

A marca e suas ilustrações trazem cores vivas e traços autorais, com o conceito de “movimento e energia”. “Quis representar o dinamismo do Axé Music e transmitir a energia contagiante da música baiana. Cada letra da tipografia personalizada tem configurações cromáticas únicas, como se fossem fantasias de Carnaval”, explicou Pedrinho.

Isaac Edington, presidente da Saltur, destacou a relevância histórica da nova identidade visual. “Essa marca reflete bem a alegria, a energia e a descontração que fazem do Carnaval de Salvador um evento reconhecido mundialmente.”

Renata Vidal, secretária de Comunicação, ressaltou a importância criativa e representativa da marca. “Ela não é apenas um símbolo gráfico, mas uma narrativa visual que se desdobra em diversas comunicações da Prefeitura, usa a cidade e apoiando patrocinadores”, afirmou.

Filho do bairro dos Barris, Pedrinho viveu intensamente o Carnaval desde a infância, em uma época em que blocos e trios ocupavam o Centro da cidade. “Aos 13 anos, fiz fantasia com sacos de linhagem e saí pelas ruas com amigos e batuqueiros. Minha mãe nos fantasiava, e brincávamos no meio da Avenida Sete.”

Para Pedrinho, o Axé Music simboliza a maneira única do baiano celebrar o Carnaval. “O Axé não é um ritmo específico, mas uma mistura de ijexá, samba-reggae, frevo, pagode e até rock. Eu gosto de imaginar o Axé como um grande liquidificador de ritmos, com o baiano brincando ao som dessa mistura única.”

A criação de Pedrinho da Rocha, que une tradição, inovação e história, promete traduzir a essência do Carnaval de Salvador em 2025, mantendo viva a energia que há quatro décadas embala foliões na maior festa popular do mundo.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress