Coelba, Poder Público e provedoras de internet se juntam para combater emaranhado de fios

 Coelba, Poder Público e provedoras de internet se juntam para combater emaranhado de fios
Compartilhe

Bahia, 28 de outubro de 2023– Em iniciativa inédita na Bahia, a Neoenergia Coelba se juntou à Câmara de Vereadores, representado pela vereadora Juci Cardoso, à Prefeitura de Alagoinhas, através das Secretarias de Serviços Públicos (SESEP) e de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), e as empresas provedoras de internet da cidade para realizar ação de ordenamento do emaranhado de cabos em Alagoinhas.

A motivação para ação foi a condição de desordenamento dos fios e cabos instalados nos postes, que além da poluição visual, traz riscos de focos de incêndios, colocando em perigo a população.

“Iniciamos a primeira etapa com a retirada dos fios obsoletos, foram 70kg retirados dos postes, o que já contribuiu consideravelmente para ressaltar a beleza da cidade”, destacou o gerente de processos de rede da Neoenergia Coelba, Gabriel Silva. 

O projeto compreende ações a curto, médio e longo prazo, incluídas na proposta de um Projeto de Lei da Vereadora Juci Cardoso para disciplinar a atuação dos provedores de internet na cidade. “Esse Projeto visa dar a devida responsabilidade a todos os envolvidos na questão dos emaranhados dos fios. A primeira etapa foi totalmente alinhada com o Projeto, haja vista que pleiteamos a renovação do alvará das provedoras, somente mediante retirada de todos os cabos obsoletos previamente”, explica Juci. 
 
Já em tratativas para sua segunda etapa, o “Provedor Legal, Cidade Limpa”, agora estará nas ruas de Alagoinhas removendo os equipamentos, como switches e cabos UTP/STP, que não estejam em conformidade com os padrões técnicos estabelecidos. A nova fase da Operação visa regularizar os dispositivos, para garantir a qualidade no fornecimento de energia e evitar os incêndios.“Estamos construindo um processo de diálogo, assumindo de forma compartilhada as responsabilidades e tomando posturas que vão de fato resolver o problema”, reitera a vereadora.