Civil prende integrantes de associação criminosa; entre os alvos estão um PM e um ex-PM
A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu mandados de prisão preventiva contra três suspeitos de envolvimento em homicídios, nesta sexta-feira (24). A operação teve como objetivo desarticular uma associação criminosa, com características de milícia, apontada como responsável por uma série de mortes violentas no estado.
Um dos investigados, que é policial militar, foi preso em sua residência no bairro da Pituba. Outro suspeito foi encontrado no estabelecimento comercial onde trabalhava, na Avenida Barros Reis. O terceiro, um ex-policial militar, já estava recluso em uma unidade de segurança máxima no sistema penal da Paraíba.
As investigações abrangem o duplo homicídio de Paulo Daniel Pereira Gentil do Nascimento e Matuzalem Lima Muniz, ocorridos em novembro de 2024, além de outros assassinatos ainda não elucidados. O grupo criminoso teria agido em benefício de outro investigado, que segue sendo apurado pela Polícia Civil.
A operação contou com a atuação de 50 policiais civis e foi coordenada pelo DHPP, com o apoio da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE), da Corregedoria Geral (COGER) e da Corregedoria da Polícia Militar da Bahia (CPMBA).