O ex-ministro e ex-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por sua postura diante do atual impasse comercial entre Brasil e Estados Unidos. Segundo Ciro, o chefe do Executivo estaria “comemorando” a tensão diplomática, o que ele considera uma atitude “perigosa”.
Em publicação nas redes sociais, o pedetista citou ironicamente o momento em que Lula ofereceu uma jabuticaba a Donald Trump, afirmando que o presidente tem feito “piadas” sobre o tema e se aproveitado politicamente da situação.
“Ele está feliz com a grande besteira dos Bolsonaros, pai, filhos e aliados, inclusive, surpreendentemente, com o apoio do governador de São Paulo”, escreveu Ciro.
Para o ex-ministro, Lula utiliza o conflito com os EUA como uma forma de desviar a atenção de problemas internos, como o escândalo envolvendo o INSS. “Nada como um inimigo externo para distrair uma nação. Refugia-se no patriotismo, como sempre fizeram os canalhas”, disse.
Nos bastidores, Ciro tem se aproximado de partidos como PL, União Brasil e Progressistas, sendo cogitado como nome para disputar o governo do Ceará. O estado é atualmente comandado por Elmano de Freitas, do PT.