Circuito Dodô (Barra-Ondina) não terá trios pela manhã

Foto: Valter Pontes/Secom Salvador
O circuito Dodô (Barra-Ondina) não terá mais desfiles de trios elétricos pela manhã durante o Carnaval de Salvador. A Prefeitura e o Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar) decidiram transferir os blocos infantis e adolescentes, que costumavam ocupar esses horários, para o circuito Osmar (Campo Grande).
De acordo com o Comcar, a medida tem como objetivo otimizar a montagem e a operação do evento. Washington Paganelli, presidente do conselho, explicou que os trios que encerravam seus desfiles em Ondina pela madrugada precisavam retornar ao Porto da Barra, o que interferia na organização dos blocos que desfilariam nas primeiras horas do dia seguinte.
Os blocos afetados pela mudança são o Happy, comandado por Tio Paulinho, e o Gatas e Gatos. O bloco Happy, que desfilava na Barra há 31 anos, terá sua primeira edição no Campo Grande em 2025.
“O circuito da Barra está sobrecarregado, com muita gente e dificuldades logísticas para trios, camarotes e a dispersão do público. A festa da noite anterior se mistura com a do dia seguinte, tornando inviável a continuidade dos desfiles matutinos”, afirmou Tio Paulinho, que apoiou a decisão.
Ele destacou ainda que o Campo Grande oferece um espaço mais amplo, plano e arborizado, com menor fluxo de pessoas durante a manhã. O bloco infantil Algodão Doce, que já tradicionalmente desfilava por lá, continua no circuito.