A cidade de Castro Alves, no Recôncavo Baiano, se tornará o primeiro município do país a sediar uma escola especializada na prática do “grau”, manobra de empinar motocicletas. O anúncio foi feito pelo ex-prefeito Thiancle Araujo, que revelou uma parceria com profissionais paulistas para viabilizar o projeto.
“Em Castro Alves vamos implantar a primeira unidade da Escola do Grau, em parceria com a RB Escola do Grau, de São Paulo, trazendo a experiência do mestre Rodrigo Busolini”, disse Thiancle.
O político destacou que a iniciativa combina instrução técnica com conscientização. Conforme o ex-gestor, “o projeto inclui aulas práticas e teóricas, para ensinar não só as manobras, mas também os direitos, como o de ter sua prática respeitada, e os deveres, como a responsabilidade de não praticar em vias públicas e seguir as regras de segurança”.
Ele finalizou defendendo: “O Grau não é crime. O Grau é esporte, inclusão e futuro”.
Um vídeo que acompanha o anúncio mostra o próprio Thiancle realizando os movimentos em um equipamento de proteção. A proposta, que visa fomentar a atividade de modo seguro, também tem planos de expansão para o município vizinho de Santo Antônio de Jesus.