A combinação entre uma invencibilidade de cinco jogos e a defesa mais sólida da reta final do Brasileirão colocou o Vitória muito próximo da permanência na Série A. Com 42 pontos, o time baiano ocupa a 15ª posição e vê sua probabilidade de rebaixamento cair para 30,6% após o triunfo sobre o Mirassol, no último sábado (29), conforme cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.
O clube não perde há cinco partidas, período no qual sofreu apenas um gol. O cenário mantém o Leão fora da zona de degola, mas com Santos (41 pontos), Internacional (41) e Fortaleza (40) ainda em perseguição. O desfecho, no entanto, pode ser decidido já nesta quarta-feira (3).
Para se garantir matematicamente na elite com uma rodada de antecedência, o Vitória precisa vencer o Bragantino, às 19h, em Bragança Paulista. Paralelamente, depende de tropeços de seus concorrentes: derrotas de Santos (que visita o Juventude) e Internacional (que enfrenta o São Paulo), além de um resultado negativo do Fortaleza em casa contra o Corinthians.
Além da permanência, um objetivo ousado surge no horizonte: a classificação para a Copa Sul-Americana. O Vitória está a apenas três pontos do Atlético-MG, primeiro time dentro da zona do torneio continental. Os cálculos da UFMG indicam quase 14% de probabilidade de o rubro-negro alcançar essa vaga, chance que sobe para mais de 99% caso a equipe atinja os 48 pontos, sua pontuação máxima possível.










