CBF define punições esportivas para casos de racismo em competições nacionais

 CBF define punições esportivas para casos de racismo em competições nacionais

Foto: Reprodução / Acessa

Compartilhe

Nesta terça-feira (15) a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu as punições que serão dadas em casos de racismo em competições brasileiras de futebol. De acordo com a CNN, agora os clubes poderão perder pontos por atos cometidos por seus torcedores. Medida passará a valer na Copa do Brasil, que começa semana que vem.

“Medidas vêm sendo discutidas há séculos e nunca colocadas em prática. A CBF está fazendo a sua parte. Decidimos avançar ainda mais nas punições e podemos tirar até pontos de um clube em uma das nossas competições”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, durante entrevista coletiva.

O RGC passou a determinar como “extrema gravidade” casos de ações racistas praticadas por “dirigentes, representantes e profissionais dos clubes, atletas, técnicos, membros de comissão técnica, torcedores e equipes de arbitragem” em competições da CBF.

A CBF vai impor administrativamente a punição, que será encaminhada ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para julgamento se a perda de pontos será aplicada ao clube em questão. “Além das sanções esportivas, todo e qualquer ato de racismo ou qualquer discriminação, a súmula da partida também será encaminhada para o Ministério Público e à Polícia Civil para que o processo não morra apenas na esferas esportiva. E que os infratores também sejam punidos pela lei”, finalizou Ednaldo.