Caso de meningite meningocócica é confirmado no interior da Bahia

 Caso de meningite meningocócica é confirmado no interior da Bahia

Foto: Reprodução/TV Bahia

Compartilhe

Na última segunda-feira (28), uma paciente de 24 anos foi diagnosticada com meningite meningocócica em Alagoinhas, interior da Bahia. O resultado foi divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), através da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Não há mais detalhes sobre o estado de saúde da paciente, que está internada em isolamento no Hospital Regional Dantas Bião (HDRB), também em Alagoinhas. A meningite meningocócica, infecção das membranas que recobrem o cérebro, é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada.

Pessoas que tiveram contato com ela estão sob vigilância e monitoramento da equipe de referência da vigilância epidemiológica.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinhas, informou que havia sete casos suspeitos da doença na cidade. Segundo a Sesab entre 1º de janeiro e 8 de agosto de desse ano, foram confirmados 251 casos de meningite, sendo 106 bacteriana, 55 viral, 15 por outra etiologia e 75 não especificados. Do total de casos, 47 morreram. Já em 2022 foram confirmados 253 casos de meningite e 48 óbitos.

Fonte: G1 Bahia