Casarão tombado pelo Iphan desaba em Cachoeira

 Casarão tombado pelo Iphan desaba em Cachoeira

Foto: Reprodução/TV Bahia

Compartilhe

Neste domingo (18), o casarão onde funcionou o Hotel Colombo, na cidade de Cachoeira, recôncavo baiano, desabou. Os escombros da construção atingiram carros que estavam perto do imóvel. Ninguém se feriu.

O imóvel faz é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan). Parte do casarão já havia caído em 2019, na época o Iphan informou que o imóvel estava em estado precário e sem telhados há algum tempo, mas que ao passar por uma vistoria, não foram identificados riscos de desabamento ou danos.

Segundo o portal Metro1, o Iphan informou que o proprietário do casarão foi multado em R$ 780.632,53 após o desabamento parcial e, com o desabamento total, novas medidas de fiscalização serão adotadas para que os responsáveis sejam devidamente cobrados.

“É importante ressaltar que o Iphan trata da proteção de bens culturais tombados em nível federal, não sendo responsável pela manutenção destes, mas pela fiscalização e orientação dos proprietários acerca da preservação e manutenção”, disse o instituto em posicionamento. 

A prefeitura de Cachoeira informou que os proprietários foram notificados “repetidas vezes” sobre os riscos de desabamento, porém as advertências não foram atendidas. A gestão municipal afirmou que todos os órgãos competentes foram acionados: Coelba, Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.