O técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, foi condenado pela Justiça da Espanha a um ano de prisão por delito fiscal cometido em 2014, quando comandava o Real Madrid. A informação foi divulgada pela agência de notícias Efe nesta quarta-feira (9).
Além da pena de prisão, o italiano também foi condenado ao pagamento de uma multa superior a 386 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 2,4 milhões. A sentença também determina a suspensão do direito de receber benefícios fiscais, ajudas públicas ou incentivos da Previdência Social pelo período de três anos.
O Ministério Público espanhol acusou Ancelotti de omitir mais de 1 milhão de euros em impostos nos anos de 2014 e 2015. Inicialmente, o órgão solicitava uma pena mínima de quatro anos de reclusão.
Apesar da condenação, Ancelotti não deve cumprir a pena em regime fechado. Pela legislação espanhola, penas inferiores a dois anos, quando aplicadas a réus primários e sem envolvimento em crimes violentos, costumam ser convertidas em medidas alternativas.