Candidatura abala aliança entre PSDB e União na Bahia

Foto: Luís Macedo, Câmara dos Deputados / Divulgação, Assessoria ACM Neto

A pré-candidatura de Wagner Lemos, marido da prefeita Sheila Lemos (União Brasil), a deputado estadual abalou a aliança histórica de seu partido com o PSDB baiano, gerando uma crise política em Vitória da Conquista.

O anúncio da disputa surpreendeu o meio político e colocou as legendas em rota de colisão. O PSDB é presidido no estado pelo deputado Tiago Correia, natural do mesmo município, principal votado da cidade em 2022 e parceiro da gestão municipal.

Em resposta à iniciativa, o deputado federal Adolfo Viana (PSDB), presidente da Federação PSDB-Cidadania, criticou a movimentação. Em entrevista ao Política Livre, ele a classificou movimentação como uma tentativa de colocar ambições individuais acima de um projeto coletivo.

“Se, de fato, esse movimento se consolidar, representará a imposição de um projeto pessoal sobre um projeto de grupo”, afirmou Viana. O parlamentar, responsável pelas articulações para 2026, duvida que a cúpula estadual do União Brasil endosse a candidatura. “Tenho certeza de que esse movimento não será ratificado pelos líderes do União Brasil, pois representaria uma verdadeira agressão à parceria mantida com o PSDB em todo o estado da Bahia”, disse.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress