Câmara Municipal de Salvador reabre trabalhos legislativos

Foto: Antônio Queirós/CMS

A Câmara Municipal de Salvador deu início oficial aos trabalhos de 2026 nesta segunda-feira (2), em sessão solene no Plenário Cosme de Farias. A cerimônia, presidida pelo vereador Carlos Muniz (PSDB), teve a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil), que leu a Mensagem do Executivo, e marcou o compromisso da Casa com a produtividade e o diálogo institucional.

Em seu discurso, o presidente do Legislativo enfatizou o compromisso com transparência, responsabilidade fiscal e a melhoria da qualidade de vida na capital baiana. Muniz ressaltou a devolução de R$ 55 milhões aos cofres municipais no final de 2025. “A atuação da Câmara seguirá pautada pela eficiência administrativa e pela seriedade na condução dos recursos públicos”, afirmou. “Essa devolução contribui para o fortalecimento de políticas públicas essenciais e demonstra que é possível exercer a atividade política com zelo pelo dinheiro público”, pontuou.

Mesmo diante do cenário eleitoral, Muniz garantiu que a Casa manterá o ritmo de votações e debates qualificados. O prefeito Bruno Reis, por sua vez, enalteceu a parceria entre os Poderes e a importância da fiscalização madura. Na mensagem oficial, expressou confiança de que o Legislativo seguirá “firme no debate, maduro na fiscalização e parceiro no que for necessário para Salvador avançar”.

Foco no Plano Diretor e transporte

A oposição, agora liderada pelo vereador Randerson Leal (Podemos), definiu como prioridade a votação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). “Esperamos que ainda no primeiro semestre o projeto chegue à Câmara para que possamos discutir com profundidade e garantir a participação da população”, declarou o parlamentar. Outro tema destacado foi a necessidade de mais transparência nos dados do sistema de transporte público.

Já o líder do Governo, vereador Kiki Bispo (União Brasil), assegurou que o período eleitoral não prejudicará a agenda legislativa. “A Oposição tem um novo líder e eu acredito que vamos seguir na mesma filosofia de poder construir cada projeto enviado pelo Executivo”, disse. “O contraditório é fundamental para os temas mais caros da cidade e eu espero que a gente possa seguir conversando”, complementou, ao saudar o novo colega.

Homenagem e autoridades

A solenidade prestou uma homenagem ao ex-presidente da Casa, Alan Sanches, lembrado por seu legado de dedicação pública.

Mais de Soteropoles

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com