Câmara instaura processo de cassação contra Janones por suspeita de rachadinha

 Câmara instaura processo de cassação contra Janones por suspeita de rachadinha

Foto: BBC

Compartilhe

Nesta quarta-feira (13), o Conselho da Ética da Câmara dos Deputados instaurou o processo de cassação contra o deputado federal André Janones (Avante), por suspeita de envolvimento em um esquema de rachadinha dentro do gabinete dele. No entanto, a cassação só ocorrerá após passar pelo plenário da Câmara e conquistar ao menos 257 votos favoráveis dos 513 deputados.

O parlamentar também é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), já que o inquérito foi aberto na segunda-feira (4), com autorização do ministro Luiz Fux. A investigação foi aberta após solicitação da vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho Santos.

O caso começou a ser apurado após um ex-assessor de Janones, Cefas Luiz, ter afirmado que a rachadinha era algo comum entre os funcionários do gabinete do deputado em Brasília. Cefas encaminhou áudios para CNN Brasil, com um suposto discurso do parlamentar em 2019, onde ele fala sobre a rachadinha.

Diante da acusação, Janones afirmou que nunca cometeu o crime e classificou a gravação compartilhada pelo ex-assessor como “clandestina e mentirosa”.