Cachorros causam transtornos a moradores de Salvador
Uma matilha de cachorros está aterrorizando moradores do bairro Luís Anselmo, em Salvador. Cerca de 15 animais se reúnem para avançar nas pessoas. Alguns ataques terminam em mordidas.
De acordo com moradores, os animais se reúnem à noite, em frente à torre da Chesf. Algumas pessoas estão optando sair com mototaxistas para evitar serem atacadas.
Segundo informações do Correio, quem tem seu cão de estimação não está passeando com medo de seu pet ser alvo da matilha, que teria um líder: um cãozinho branco, que, quando parte para cima, a turma toda vai atrás.
De acordo com a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) informou que a Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa) não realiza o serviço de captura de animais de pequeno porte (cães e gatos). Sobre animais ferozes, a pasta orienta a prevenção com a castração dos bichos. “É do instinto do animal (principalmente os machos) a questão da marcação de território, o que seria inibido com a castração”, afirma, em nota.
Enquanto a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que “o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pode ser acionado através do 156 pelos moradores para avaliar animais que apresentem suspeita de raiva.