23 de janeiro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

BYD demite culpados após denúncia de violência contra trabalhadores e condições precárias

 BYD demite culpados após denúncia de violência contra trabalhadores e condições precárias
#Compartilhe

A montadora de carros BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), se manifestou sobre as denúncias de agressões físicas e más condições de trabalho na empresa. O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu um inquérito para apurar a situação.

Em contato com Soteropoles, a empresa informou que “determinou que os agressores sejam demitidos e proibidos de ingressar na unidade, exigindo das empresas providências urgentes para garantir que tal atitude jamais se repita”.

Conforme o jornal CORREIO, há ocorrências de agressões físicas, com chutes e pontapés, ambientes sujos e operários em jornadas igual ou superior a 12h por dia. Além disso, há registros de alojamentos aglomerados, mal iluminados e sem divisão entre homens e mulheres., além da falta de limpeza dos sanitários. A jornada de trabalho seria de domingo a domingo.

Confira a nota da BYD na íntegra:

“A BYD recebeu com repúdio as imagens relacionadas ao tratamento dado por profissionais de empresas terceirizadas aos trabalhadores na construção da fábrica de Camaçari (BA). A BYD determinou que os agressores sejam demitidos e proibidos de ingressar na unidade, exigindo das empresas providências urgentes para garantir que tal atitude jamais se repita.

O Ministério Público do Trabalho apontou a necessidade de ajustes pontuais na operação. Identificamos as inconformidades em relação aos trabalhadores em Camaçari e exigimos que as prestadoras de serviços responsáveis pelas obras ajam imediatamente. Estamos acompanhando as melhorias de perto e priorizando o bem-estar de todos.

A BYD está implantando um reforço em sua fiscalização da obra para assegurar o cumprimento da legislação e o respeito a todos os profissionais que nela atuam. A companhia opera há 10 anos no Brasil, sempre seguindo rigorosamente as leis locais e mantendo o compromisso com a ética e o respeito.

Com um investimento de R$5,5 bilhões, a fábrica de Camaçari representa um marco estratégico e tem potencial para gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.”

Relacionados