BYD inicia produção no Brasil com fábrica na Bahia

Foto: Thuane Maria/GOVBA

A BYD deu início às operações em sua primeira fábrica brasileira nesta terça-feira (1º), no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia. A unidade, que ocupou as instalações deixadas pela Ford em 2021, marca o avanço da gigante chinesa na produção local de automóveis elétricos e híbridos.

De acordo com informações do Jornal A Tarde, inicialmente, a planta funcionará em sistema CKD (montagem com peças importadas), com capacidade para 12,5 mil veículos mensais. Os primeiros modelos serão o Dolphin Mini (elétrico) e o Song Plus (híbrido). A produção 100% nacional está prevista para começar em 2026, quando a empresa espera fabricar 300 mil unidades por ano.

“Um em cada quatro veículos de nova energia vendidos mundialmente é da BYD. Nossa missão é resfriar o mundo em 1°C”, afirmou Stella Li, CEO da BYD Américas, durante a cerimônia.

Com um galpão de 16 mil m² e mais dois em construção, a fábrica deve gerar 20 mil empregos diretos e indiretos até o final de 2026. Nesta fase inicial, 508 vagas serão abertas via Sine Bahia.

O investimento, inicialmente estimado em R$ 5,5 bilhões, foi elevado para R$ 6,5 bilhões devido ao aumento na demanda por veículos elétricos no Brasil. A BYD também planeja fabricar ônibus e baterias no local, consolidando Camaçari como seu maior complexo industrial fora da China.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress