Bruno Reis diz que 2023 será o ano da inclusão e destaca avanços em Salvador
Nesta quinta-feira (1) o prefeito Bruno Reis afirmou durante discurso na Câmara Municipal, no Plenário Cosme de Farias que a proposta é fazer de 2023 o ano da inclusão. O executivo ainda pontuou os avanços conquistados nos últimos anos na capital baiana e anunciou entregas para os próximos meses.
Entre as iniciativas citadas para 2023 estão o início das obras da primeira maternidade municipal, a implantação da Escola Infantil Bilíngue e a primeira Escola TEA, para crianças com Transtorno do Espectro Autista. O prefeito também elencou ações para corrigir a defasagem no aprendizado e o aumento da evasão escolar provocados pela pandemia. Participaram da solenidade o presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz, a vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, além de vereadores, secretários municipais, demais autoridades e lideranças.
“Entramos em 2023 ainda mais confiantes. Será um ano de muitas novidades nessa cidade que, afinal, volta a ser o que é. Alegre e vibrante. Encantando moradores e turistas depois de dois anos retraída pela pandemia. Voltamos a ter a melhor Festa da Virada do Brasil. Daqui a pouco vamos ter de volta o melhor Carnaval do mundo. E ao longo do ano, o retorno das nossas festas populares e festivais, retomando tudo o que há de melhor em Salvador”, afirmou Bruno Reis.
No texto, o chefe do Palácio Thomé de Souza destacou a parceria com o Legislativo soteropolitano na busca por uma cidade cada vez melhor. “Não vejo aqui apenas o cumprimento de uma liturgia. Vejo, acima de tudo, um encontro de pessoas unidas pela vontade de desenhar o melhor futuro para nossa capital”, afirmou.
Além do compromisso de implantar a primeira maternidade municipal, Bruno Reis destacou a entrega do Primeiro Hospital Municipal Veterinário de Salvador, que já está com obras avançadas. Ao falar sobre a maternidade municipal, o chefe do Executivo destacou a importância da iniciativa para a ampliação da assistência às gestantes, área em que a Prefeitura já atua através do Programa Mãe Salvador, que estimula a gestante a realizar todo o ciclo dos exames pré-natal, oferecendo inclusive as passagens de ônibus e o enxoval do bebê.
Ainda na saúde, o gestor destacou para este ano a entrega da Escola de Saúde Pública, para reciclar e qualificar os profissionais da rede, e do Pronto Atendimento (PA) de Ilha de Maré, que possibilitará às ilhas terem, pela primeira vez, atendimento médico 24hs. Ainda em 2023, será executado o Serviço Saúde Itinerante, com duas unidades móveis com equipes multiprofissionais para a realização de 14 mil procedimentos mensais, entre consultas, ultrassonografias, ecocardiograma, mamografia e eletrocardiograma.
Além disso, Bruno Reis afirmou que a Prefeitura implantará a Escola Infantil Bilíngue e a primeira Escola TEA, uma unidade especializada em atender crianças com Transtorno do Espectro Autista. O ano de 2023 será definitivo para mitigar os efeitos da pandemia na educação, como a defasagem e o aumento da evasão escolar.
“Sabemos que um dos piores efeitos da pandemia no Brasil, e no mundo, foi a defasagem no aprendizado e o aumento da evasão escolar. Nós não vamos aceitar isso. Para mitigar os danos, precisamos acelerar ainda mais as transformações em curso. Colocar todas as estruturas da Prefeitura no aprimoramento da escola. Para tornar as práticas em sala de aula mais atrativas, o currículo mais conectado à tecnologia e o aluno focado desde cedo na construção do seu futuro”, discursou.
Bruno Reis destacou a implantação de um inédito programa de Educação Digital em Salvador, com a entrega de 106 mil tablets com chip de conexão à internet para cada estudante do 1º ao 9º ano da rede municipal e a entrega de 8 mil chromebooks com chips para professores. Além disso, a distribuição de kits multimídia, assegurando um ambiente virtual de aprendizagem dentro e fora da escola.
“Estamos ensinando às nossas crianças letramento digital, programação e até como produzir games. Como filho de professora, bem sei o quanto a educação oferece perspectivas de ascensão social para os filhos de família pobre. Para mim, a educação é uma verdadeira obsessão”, afirmou Bruno Reis.
Ao tratar de obras de infraestrutura urbana e habitacional, o gestor municipal anunciou o aumento do valor do Morar Melhor para R$ 11 mil por residência e a inscrição de mais 10 mil famílias no programa. Desde 2021, já foram mais de 7 mil casas reformadas.
Entre as ações planejadas para este ano, o prefeito comentou sobre a inauguração do maior eletroterminal público do país – com capacidade e potência para abastecer até 20 ônibus elétricos; a entrega do Museu da Misericórdia reformado, o Arquivo Público Municipal e a Casa das Histórias de Salvador.