O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Progressista), confirmou nesta terça-feira (29) o fim da aliança política com o PDT. O rompimento acontece às vésperas de a sigla oficializar apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), o que deve ocorrer na próxima sexta-feira (2), segundo informou o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola.
“Entendo que o presidente do PDT, sendo ministro do governo do PT, seria muito difícil mantermos nossa aliança para 2026. Agradeço ao partido pelo apoio nas minhas duas últimas eleições mas, a partir de agora, seguimos caminhos diferentes”, disse Bruno, enquanto cumpria agenda em Brasília
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que também ocupa o cargo de ministro da Previdência Social no governo Lula, deve se reunir com Jerônimo Rodrigues antes da formalização da aliança para discutir os detalhes da parceria, em um almoço previsto para esta sexta-feira.
Apesar da ruptura institucional, Bruno Reis acredita que manterá apoio individual de membros da legenda: “Tenho a convicção de que diversos amigos e parceiros do PDT seguirão o nosso projeto político em Salvador e na Bahia”, afirmou.