Bruno Reis anuncia início da fase de testes do BRT em Salvador

 Bruno Reis anuncia início da fase de testes do BRT em Salvador
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O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), anunciou, nesta sexta-feira (30), o início da fase de testes do sistema BRT em Salvador. Ao todo, 11 ônibus que circularão no percurso entre o Shopping da Bahia até o Itaigara. O início da operação assistida ocorre amanhã (1º), com liberação do trecho 3 do novo modal (entre o Parque da Cidade até o Posto Namorados, na Pituba).

Ao lembrar que o sistema beneficiará 360 mil pessoas, o prefeito também ressaltou o pacote de ações que envolvem o complexo do BRT da capital baiana. “Além de uma obra de mobilidade, o BRT resolve problemas estruturais na macrodrenagem nesta região, que cresceu bastante economicamente. Muitas pessoas se deslocam para trabalhar aqui, e houve com isso um adensamento profissional e residencial. Então percebemos a necessidade de solucionar estes problemas, a exemplo das ações no trânsito, em sinaleiras, o mergulho da Avenida Tancredo Neves, resolvendo a mobilidade desta área”.

Funcionamento
Neste primeiro momento, a operação servirá para avaliar possíveis ajustes até o pleno funcionamento do sistema. Não será cobrada tarifa durante o período de teste, que ocorrerá diariamente, das 9h às 16h, durante todo o mês de outubro. De segunda a sexta-feira, o intervalo das viagens será de três minutos; no sábado, de cinco minutos; e no domingo, dez minutos. O funcionamento integral do serviço está previsto para novembro, quando um total de 44 ônibus estarão rodando – oito deles serão elétricos.

Os veículos trafegam em vias exclusivas com paradas em estações próprias, proporcionando mais agilidade no deslocamento, conforto e segurança aos usuários do transporte público. As concessionárias que já operam o sistema convencional de ônibus na capital baiana são as responsáveis por conduzir o BRT.

Com o trecho 1 (do Shopping da Bahia ao Parque da Cidade) já inaugurado em 2020 e o terceiro entregue hoje, o modal passa a contar com um corredor viário de 4,5 km de extensão e seis estações para embarque e desembarque de passageiros (Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba). Elas dispõem de seguranças e equipamentos de vigilância 24h, wi-fi, sanitários e elevador.

Ainda nesses locais, quando a tarifa começar a ser cobrada, os usuários poderão embarcar nos coletivos utilizando os mesmos cartões de passagem que são atualmente aceitos nos demais modais de transporte público da cidade. Será possível ainda adquirir cartão unitário físico ou utilizar o QR Code nas bilheterias, nas máquinas de autoatendimento ou com os atendentes. Somente as estações Rodoviária e Pituba contarão com bilheteria, mas a compra de créditos também poderá ser feita por meio do aplicativo Kim Recarga. O investimento para implantação dos trechos 1 e 3 totalizou R$283 milhões.

O trecho 2 do BRT está com obras a pleno vapor e abrange o percurso entre o Parque da Cidade à Estação da Lapa, passando pelas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama. Ou seja, o percurso é o inverso do trajeto feito pelo metrô e mede sete quilômetros de extensão. A obra tem o custo de R$204 milhões e prevê a construção de três elevados e sete estações. Quando todas as etapas forem concluídas o BRT Salvador terá 11,4 km de extensão e 13 estações. O montante total de investimento é de R$487 milhões.