Brasil pode retaliar EUA com boicote a importações, diz Rui

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou que o Brasil pode retaliar os Estados Unidos suspendendo importações caso o governo americano mantenha a taxa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada por Donald Trump. A medida, que entra em vigor nesta sexta (1º), gerou tensão entre os dois países.

Em entrevista à Rádio Serra Dourada, Costa declarou: “Se for confirmado e for implementada essa tarifa, as medidas de reciprocidade serão, sim, tomadas. Porque, já que eles não querem ter relação comercial com o Brasil, o Brasil também não precisa continuar comprando deles, pode comprar de outros países.”

O ministro destacou que a decisão americana é unilateral e que tentativas de diálogo, inclusive por senadores como Jaques Wagner (PT), não obtiveram avanço. “Os canais estão fechados, seja no mundo empresarial, seja no mundo institucional”, lamentou.

Costa ressaltou, no entanto, que o Brasil não negociará temas como regulação de big techs ou processos judiciais internos. “Você não negocia a soberania do país”, afirmou, em referência às pressões sobre o caso Bolsonaro no STF.

Impacto nos EUA

O ministro alertou que a medida trará prejuízos também aos EUA, já que produtos como suco de laranja, carne e café brasileiros ficarão mais caros para os consumidores americanos. “Guerra comercial não é bom pra ninguém”, disse, destacando riscos inflacionários.

Como alternativa, o governo brasileiro estuda redirecionar exportações para outros mercados, especialmente aço e frutas. “Vamos trabalhar firme para que a gente possa redirecionar as exportações”, concluiu Costa.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress