Brasil e Espanha farão amistoso contra o racismo no dia 26 de março

 Brasil e Espanha farão amistoso contra o racismo no dia 26 de março

Foto: Divulgação/Federação Espanhola de Futebol

Compartilhe

Nesta segunda-feira (15), a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou que vai disputar um amistoso contra a Seleção Brasileira de Futebol. O confronto é idealizado como resposta aos insultos racistas contra o atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid. A disputa acontece no dia 26 de março no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, na Espanha.

Em nota, a RFEF explicou que o amistoso será para “reforçar o compromisso contra a violência e o racismo”, com “uma grande festa do futebol entre duas seleções mais potentes do panorama internacional”.

Vinícius Júnior foi alvo de insultos racistas em 21 de maio de 2023, em uma partida da Liga Espanhola (La Liga), entre Real Madrid e Valencia, no Estádio Mestalla. O caso gerou indignação no mundo do futebol e a abertura de uma investigação por parte da Justiça espanhola. Com o ocorrido, a RFEF admitiu que o futebol espanhol tinha “um problema” com o racismo.

Em junho de 2023, quatro torcedores do Atlético de Madrid, acusados de terem simulado o enforcamento de Vini Jr. pendurando um boneco na ponte da capital espanhola, foram proibidos pela justiça de entrarem em estádios de futebol durante dois anos.