Brasil decide não dar residência humanitária a palestinos de Gaza

 Brasil decide não dar residência humanitária a palestinos de Gaza

Foto: AFP

Compartilhe

O Governo Federal do Brasil decidiu, pelo menos por ora, não autorizar a residência ou visto humanitário para os repatriados da Faixa de Gaza, que buscam deixar a região por conta da guerra entre Israel e Hamas. A orientação do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pela CNN. 

O Brasil resolveu seguir o posicionamento semelhante ao de países vizinhos e da comunidade árabe, que entendem que abrigar palestinos da Faixa de Gaza pode gerar uma tentativa de Israel de forçar uma saída em massa da região. A pressão de Israel para a evacuação de palestinos de Gaza é um dos motivos do controle do Egito sobre a saída de estrangeiros pela passagem de Rafah, na fronteira. 

O Itamaraty informou que o assunto permanece em avaliação e será tema em conversa com autoridades palestinas e países da região. O Brasil segue aberto a receber brasileiros e familiares próximos que estão na Faixa de Gaza.

Atualmente, ainda restam 24 pessoas do grupo no território conflagrado. Não há previsão para a viagem. Até o momento 109 pessoas já foram resgatadas da Faixa de Gaza.