Bradesco é condenado a pagar R$ 80 mil a cliente que sofreu golpe

 Bradesco é condenado a pagar R$ 80 mil a cliente que sofreu golpe

Foto: Reprodução/TJBA

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A Justiça da Bahia deu ganho de causa para uma cliente idosa do Banco do Bradesco, que sofreu um prejuízo de quase R$ 80 mil em um golpe telefônico em Salvador, no ano de 2023.

Segundo informações do Portal G1, a idosa recebeu uma ligação em 16 de agosto de 2023, de uma pessoa que se passava por funcionária do banco. A suposta funcionária alegou que haviam ocorrido movimentações suspeitas em sua conta, incluindo a compra de um iPhone e várias transferências via PIX. A golpista informou que seria necessário acessar o aplicativo do banco para resolver a situação.

Após a idosa fornecer suas informações bancárias, os golpistas realizaram diversas transações fraudulentas, totalizando R$ 79.593,25. O banco estornou apenas R$ 3.037,50, alegando que o restante do valor não poderia ser ressarcido, pois o erro havia sido causado por “descuidos” da cliente. Indignada, a idosa entrou com uma ação judicial para recuperar o valor total do golpe e buscar uma indenização por danos morais.

Após analisar o caso, a juíza Ana Cláudia Silva Mesquita Braid, da 3ª Vara de Relações de Consumo da Comarca de Salvador, aplicou a Teoria da Aparência, reconhecendo que a cliente, de boa-fé, acreditava estar em contato com funcionários do banco e confiou seus dados a terceiros. A decisão responsabilizou o banco pelos danos causados, obrigando-o a pagar o valor total do golpe e a indenização por danos morais. A decisão ainda cabe recurso. O Bradesco foi procurado pela reportagem do G1, mas ainda não se manifestou sobre o caso.