O caminho do Bahia para garantir uma vaga direta para a Copa Libertadores ganhou um ponto positivo na noite desta quinta-feira (4), no Mineirão. O empate em 2 a 2 entre Cruzeiro e Botafogo, na partida que encerrou a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, deixou o caminho para a competição continental completamente sob o controle do time baiano. Agora, o Tricolor depende exclusivamente de um triunfo contra o Fluminense, no próximo domingo (7), no Maracanã, para assegurar matematicamente o quinto lugar.
O Botafogo, que poderia ter ultrapassado o Fluminense com uma vitória, não só deixou escapar a vantagem como também viu sua campanha piorar no critério de desempate (número de vitórias). Com isso, o Alvinegro carioca caiu para a 7ª posição, ficando com 60 pontos, a mesma pontuação do Bahia (6º), mas com um triunfo a menos.
A última rodada do Brasileirão, no domingo, promete drama para as três equipes. A situação do Bahia é clara: se vencer o Fluminense, alcançará os 63 pontos, ultrapassará o rival carioca – que tem 61 – e, independentemente de qualquer outro resultado, garantirá a 5ª colocação e a vaga direta na Libertadores 2025. Caso empate, o Tricolor baiano ficaria com 61 pontos e precisaria torcer por uma derrota ou empate do Botafogo contra o Fortaleza para terminar, no mínimo, na sexta posição, que mantém o time com a vaga para a pré-Libertadores.
O duelo no Maracanã será, portanto, uma final. De um lado, o Fluminense, que busca reafirmar sua vaga direta. Do outro, o Bahia, com a oportunidade única de assegurar seu retorno à Libertadores pelos seus próprios méritos. O duelo, que pode coroar o ano do clube, começa a partir das 16h (horário de Brasília).












