Em discurso nesta quinta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), chamando-o de “rato” por ter deixado o país após supostamente articular um golpe para impedir sua posse. O petista também criticou o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-mandatário, classificando-o como “moleque irresponsável”.
Lula afirmou que Bolsonaro “fugiu como um rato” após fracassar em sua tentativa de permanecer no poder. O presidente revelou ainda que o ex-chefe do Executivo teria orientado o filho a viajar aos Estados Unidos para solicitar ajuda de Donald Trump.
“O cara que tentou dar um golpe, para não dar posse para mim e não teve vontade de me esperar, fugiu como um rato foge, fez as bobagens que fez, e mandou o filho dele, sair de deputado federal e ir para Washington pedir para que o presidente Trump intervenha no Brasil”, afirmou Lula.
O petista classificou as ações da família Bolsonaro como “falta de caráter e coragem”, defendendo que o ex-presidente seja responsabilizado pelos crimes que estão sob análise do STF. “Se a Justiça decidir, ele vai para o xilindró”, declarou.
Lula ainda contrastou sua própria postura durante a Lava Jato, quando recusou asilo no exterior, com a de Bolsonaro. “Eu preferi ficar e provar minha inocência”, ressaltou.
As declarações ocorreram durante anúncio de medidas interministeriais em Minas Novas (MG), no Vale do Jequitinhonha. O governo apresentou ações nas áreas de educação, igualdade racial, direitos humanos e povos indígenas.
O ex-presidente Bolsonaro segue respondendo a processos no STF por suposta tentativa de golpe após sua derrota eleitoral em 2022.