Bolsonaro libera exploração de florestas em terras indígenas

 Bolsonaro libera exploração de florestas em terras indígenas

Jair Bolsonaro (PL), presidente e candidato à reeleição nas eleições deste ano REPRODUÇÃO

Compartilhe

Faltando duas semanas para terminar seu mandato como Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), autorizou a realização de “manejo florestal” dentro de terras indígenas. O “manejo florestal”, é a permissão da exploração de madeiras dentro de áreas demarcadas.

Com assinaturas dos presidentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), uma instrução normativa que dá permissão para esse tipo de atividade foi publicado na manhã desta sexta-feira (16), no diário Oficial da União (DOU).

Segundo diz a norma, o objetivo é estabelecer “as diretrizes e os procedimentos para elaboração, análise, aprovação e monitoramento de Plano de Manejo Florestal Sustentável Comunitário para a exploração de recursos madeireiros em terras indígenas”.

As organizações socioambientais receiam que a medida facilite ainda mais exploração criminosa que já é comum, graças as falhas em fiscalizações e monitoramento dessas atividades. Terras indígenas demarcadas são hoje em dia a ultima fronteira na conservação ambiental preservando as maiores áreas de floresta.

Fonte: Uol Notícias