Bolsonaristas tentam invadir sede da PF em Brasília, queimam carros e depredam delegacia

 Bolsonaristas tentam invadir sede da PF em Brasília, queimam carros e depredam delegacia
Compartilhe

A noite de segunda-feira (12), em Brasília, foi marcada por atos de vandalismo por parte de bolsonaristas que queimaram oito carros e cinco ônibus, apedrejaram uma delegacia, invadiram uma churrascaria, além de outros atos visto em vídeos que circulam na internet.

Os atos começaram depois que o cacique José Acácio Serere Xavante foi preso perto da Torre de TV, horas depois da cerimônia de diplomação de Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cacique foi preso temporariamente por determinação do Ministro do STF, Alexandre de Moraes, por possíveis atos antidemocráticos.

Com a prisão, bolsonaristas tentaram invadir a sede da Policia Federal, mas foram contidos pela Polícia Militar do Distrito Federal que em nota, afirmou que deslocou tropas para controlar a situação com a aplicação das forças táticas e Batalhão de Choque. Na tentativa de invasão, o grupo colocou botijões de gás vazios em vias próximas do local.

Com o caos instaurado, os manifestantes invadiram uma churrascaria e pediram para que as pessoas no local tirassem seus carros e fossem embora e logo depois atearam fogo nos carros.

Segundo o Corpo de Bombeiros, do total de ônibus queimados, quatro ônibus e sete carros foram queimados completamente e o restante, parcialmente. Uma pessoa de 67 anos precisou de atendimento médico após inalar gás lacrimogêneo.

O hotel em que o então Presidente eleito, Lula e seu Vice, Geraldo Alckmin, estavam hospedados, teve a segurança reforçada. Lula descartou a ideia de deixar o hotel na noite de ontem.