Bill Gates elogia SUS e Bolsa Família e diz que outros países podem aprender

 Bill Gates elogia SUS e Bolsa Família e diz que outros países podem aprender

Foto: Thomas SAMSON / AFP

Compartilhe

O bilionário americano Bill Gates, fundador da Microsoft, utilizou seu blog pessoal, o Gates Notes, para elogiar o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro e o programa Bolsa Família através de artigo publicado. No texto, Bill sugere o Brasil como exemplo a ser estudado e replicado ao redor do mundo. “Outros países podem aprender e imitar”, diz.

Sobre o SUS, Bill Gates disse que o interesse surgiu ao começar a trabalhar com saúde pública. “O sistema de saúde do Brasil não precisa ser perfeito para servir como prova do que acontece quando um país investe estrategicamente no cuidado dos mais vulneráveis: os retornos são muitas vezes de longo alcance e mudam vidas”, afirmou.

Em seu artigo, Gates publica dois gráficos onde mostra, na primeira imagem, que o investimento em saúde ocasionou uma queda de 56% na mortalidade infantil. Já na segunda, ele ilustra que a expansão de programas sociais levou a uma diminuição de 18% da população que vive na pobreza.

“Em cerca de três décadas, o Brasil reduziu a mortalidade materna em quase 60%, reduziu a mortalidade infantil de menores de cinco anos em 75%, ultrapassando em muito as tendências globais, e aumentou a esperança de vida em quase uma década. Nenhuma dessas conquistas foi acidental. Em vez disso, são o resultado de investimentos de longo prazo que o Brasil fez no seu sistema de saúde primário”, escreveu.

Sobre o Bolsa Família, o fundador da Microsoft disse que o programa tem papel importante na redução da pobreza. “Expandido em conjunto com os cuidados de saúde primários, o Bolsa Família é apenas um dos muitos programas sociais que o Brasil desenvolveu ao longo das últimas décadas que ajudaram a tirar quase um quinto da população do país da pobreza. Mas também ajudou a ampliar o acesso e a utilização dos cuidados de saúde, dando às pessoas um incentivo para ingressar no sistema de saúde, e foi assim que o Bolsa Família também contribuiu para a redução da mortalidade infantil.”