Baiana Vânia Lima fará parte de Conselho no Ministério da Cultura
Pela primeira vez na história, o Conselho Superior do Cinema (CSC) do Ministério da Cultura terá um colegiado da sociedade civil com paridade de gênero. As informações são da coluna de Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo.
O Conselho Superior do Cinema é o órgão responsável por definir a política nacional do cinema e aprovar medidas para o desenvolvimento da indústria cinematográfica. E nesse colegiado a baiana Vânia Lima será uma das titulares da comissão que reúne representantes do audiovisual de todo país, ela que é sócia da Têm Dendê Produções, empresa com sede em Salvador que atua em projetos audiovisuais independentes, comerciais e estratégicos.
“Estou honrada com minha nomeação e fico ainda mais feliz com a decisão de uma comissão com equidade de gênero, com mais diversidade e várias regiões representadas. Temos dois nomes baianos no colegiado para trabalhar políticas nacionais para o cinema, o colega Gabriel se junta a essa missão”, ressalta Vânia.
Ao todo, 12 pessoas irão compor a ala da sociedade civil do Conselho. Outras 12 serão indicadas por ministérios do governo, como é o caso das pastas da Fazenda, Planejamento e Direitos Humanos, além do próprio Ministério da Cultura. Além disso, essa nova composição do Conselho Superior do Cinema contará na comissão duas mulheres negras e um representante da região amazônica.