Bahia tem queda na taxa de desemprego maior do que a média nacional

 Bahia tem queda na taxa de desemprego maior do que a média nacional

Foto: Agência Brasil

Compartilhe

Segundo dados da PNAD Contínua divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (15), a Bahia teve uma redução na taxa de desocupação no estado no segundo trimestre de 2023, maior do que a média nacional em relação ao primeiro trimestre.

Enquanto a média nacional da desocupação no mercado de trabalho no Brasil caiu 0,8% (de 8,8% no primeiro trimestre do ano para 8% no segundo), na Bahia, a taxa caiu 1% de um trimestre para outro. Nos meses de janeiro, fevereiro e março o desemprego na Bahia ficou em 14,4%, e no período seguinte analisado, de abril, maio e junho, essa taxa ficou em 13,4%. 

De acordo com o IBGE, em relação ao trimestre anterior, a taxa de desocupação diminuiu em quatro das cinco grandes regiões, mantendo-se estável no Sul. O Nordeste permaneceu com a maior taxa (11,3%), e o Sul, com a menor (4,7%). As maiores taxas de desocupação foram de Pernambuco (14,2%), Bahia (13,4%) e Amapá (12,4%), e as menores, de Rondônia (2,4%), Mato Grosso (3,0%) e Santa Catarina (3,5%).