Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Bahia tem o primeiro complexo eólico 100% operado por mulheres

 Bahia tem o primeiro complexo eólico 100% operado por mulheres

Foto: Divulgação/Complexo Tucano

Compartilhe

A geradora de energia renovável AES Brasil e a Unipar inauguraram, na última terça-feira (3), na Bahia, o primeiro complexo eólico do Brasil a ter operação e manutenção realizadas localmente por uma equipe formada somente por mulheres.

O Complexo Eólico Tucano, apesar de levar o nome do município onde está localizado, o parque atravessa em sua totalidade cinco municípios baianos, a exemplo os municípios de Biritinga e Araci, áreas de influência direta do empreendimento.

Com 52 aerogeradores em completa operação, que correspondem a 322 MW de capacidade instalada de energia renovável adicionados à matriz elétrica brasileira. Espera-se que com isso evite a emissão anual de 57,6 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE).

A coordenadora do Complexo Tucano,Juliana Oliveira, ressaltou a satisfação por representar outras mulheres que fazem parte do projeto. “Era inimaginável ver uma mulher em posição de liderança, ver o sertão como protagonista na produção de energia. Tudo isso era visto como um sonho distante, fazer parte dessa mudança toda é simplesmente enriquecedor”, comemorou. “É enriquecedor como ser humano e como profissional”.

Parte das colaboradoras que operam o parque foi capacitada em um curso oferecido gratuitamente em parceria com o Senai da Bahia, exclusivo para formação feminina no setor energético. Ao todo, 28 alunas foram formadas no ano passado.

Com investimentos de R$ 1,5 bilhão, o Complexo Eólico Tucano integra o portfólio de 23 ativos da AES Brasil em sete estados brasileiros, nas fontes eólica, solar e hídrica.