A temporada de cruzeiros 2025/2026 foi oficialmente aberta na Bahia com a atracação do navio Scenic Eclipse no Porto de Salvador. A expectativa do governo estadual é que a temporada atraia mais de 260 mil passageiros, consolidando o estado como o principal destino do Nordeste para grandes embarcações.
O estado deve receber a maior quantidade de atracações da região Nordeste. A previsão é de que os turistas, nacionais e internacionais, injetem 26 milhões de dólares na economia baiana através de desembarques em Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Itacaré.
O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, enfatizou a posição de destaque da Bahia. “Na temporada 2024/2025, embarcaram no Porto de Salvador mais de 13 mil cruzeiristas, superando o período anterior. Nesta temporada, nossa expectativa é de um incremento de mais de 30% de passageiros embarcados na capital, o que significa maior tempo de permanência na cidade e mais receita. A Bahia já é o destino com a maior atração de cruzeiros marítimos do Norte e Nordeste”, afirmou.
A bordo do Scenic Eclipse, que veio de Portugal com escala em Recife, estava o australiano Peter West, que visitava o país pela primeira vez. “É minha primeira vez no Brasil. As praias, a cultura, é tudo muito bonito e eu adorei a apresentação na chegada, artistas incríveis”, comentou. Para atender visitantes estrangeiros, a Setur-BA mantém um posto de informações no porto com suporte em cinco idiomas.
Os investimentos em infraestrutura portuária são apontados como um dos motivos para o crescimento do setor. Marivalda da Silva, gerente da Codeba, detalhou as ações. “Estamos organizando a parte de infraestrutura dos portos de Salvador e de Ilhéus para os navios de grande porte e diminuímos o tempo de espera dentro dos cruzeiros. Isso vai dar a gente um quantitativo maior de turistas esse ano”, explicou.
A confiança no sucesso da temporada é reforçada pelos números. A coordenadora de atendimento ao turista, Patrícia Seabra, projetou um cenário favorável. “A nossa expectativa é muito positiva, porque no ano passado foi muito bom. Para esse ano temos 61 escalas na Bahia, em quatro portos: Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Itacaré. Isso exalta o turismo no estado, que vem crescendo cada vez mais entre brasileiros e estrangeiros”, reforçou.
A australiana Michelle Tietz representa o perfil do turista que vê na viagem marítima uma forma de explorar o litoral. “Escolhemos esse cruzeiro para conhecermos o lindo litoral brasileiro. Nunca tínhamos vindo aqui antes e estamos muito felizes em poder visitar a cidade por conta própria”, compartilhou.
Após Salvador, o Scenic Eclipse segue para o Arquipélago de Abrolhos. A temporada continua com a previsão de chegada de outro navio ainda este mês, transportando aproximadamente quatro mil pessoas.













