Bahia ocupa o 8° lugar no ranking com mais de 100 mortes por dengue

 Bahia ocupa o 8° lugar no ranking com mais de 100 mortes por dengue

Foto: Reprodução/Paulo Whitaker/Reuters

Compartilhe

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em seu 14º Informe Epidemiológico divulgado até o dia 25 de junho, reportou 98 óbitos desde a primeira semana epidemiológica de 2024, além de 226.193 casos prováveis de dengue com 104 mortes confirmadas.

De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, foram notificados 33.675 casos prováveis no ano de 2023, representando um aumento de 571,4%. Atualmente, a Bahia ocupa o 8º lugar em número de casos prováveis, mas se considerados os óbitos, passa para o 9º lugar.

Segundo o relatório, todos os 417 municípios do estado estão em alerta para a doença, com 91 deles em situação de surto ou epidemia.

Entre os municípios afetados, Vitória da Conquista lidera com 21 mortes, seguido por Feira de Santana com seis óbitos, Jacaraci e Encruzilhada com quatro cada, Juazeiro com quatro, Carinhanha com três, e Piripá com três.

Outras cidades com registros de mortes incluem Barra do Choça (2), Caetité (2), Itaberaba (2), Caraíbas (2), Coaraci (2), Mortugaba (2), Palmas de Monte Alto (2), Poções (2), Santo Antônio de Jesus (2), Serrinha (2), Urandi (2), e uma morte cada em Bom Jesus da Lapa, Caatiba, Caculé, Caetanos, Campo Formoso, Central, Cândido Sales, Guanambi, Ibiassucê, Ipiaú, Irecê, João Dourado, Jussara, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Maracás, Maraú, Santa Maria da Vitória, Santo Estêvão, Seabra, Simões Filho, Tanque Novo, Teolândia, Várzea Nova e Água Fria.