Bahia lidera índice de crescimento da violência contra a mulher no NE

 Bahia lidera índice de crescimento da violência contra a mulher no NE

Foto: Reprodução

Compartilhe

A Bahia teve a maior taxa de crescimento em casos de violência contra a mulher entre os estados do Nordeste. Em 2022, foram 316 casos do tipo, uma variação de 58% comparado ao último relatório.

Esse relatório foi elaborado pela Rede de Observatórios da Segurança.

O relatório observa as denúncias por tentativa de feminicídio/agressão física; feminicídio; homicídio; violência sexual/estupro; tortura/cárcere privado/sequestro; agressão verbal/ameaça; tentativa de homicídio; transfeminicídio, bala perdida e outros.

Em ranking geral a Bahia ocupa a terceira posição com 91 casos registrados. Entre os estados nordestinos, ocupa o primeiro lugar. O estado é o primeiro do nordeste a registrar esse número.

“Existe a necessidade de que todas as pessoas tenham um conhecimento social sobre essas questões para que a gente possa transformar esses números que aumentam a cada ano”, disse a pesquisadora baiana Larissa Neves.

Somente em 2022 foram 495 mulheres vítimas de feminicídio no Brasil. Isso equivale a uma média de mais de uma morte por dia.  A maior parte dos casos vem de registros de vítimas que sofreram com companheiros e ex-companheiros que não aceitavam o fim do relacionamento.