Bahia e Vitória empatam em índice que mede torcidas mais felizes do Brasil; Tricolor tem maior do NE

 Bahia e Vitória empatam em índice que mede torcidas mais felizes do Brasil; Tricolor tem maior do NE

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Compartilhe

Uma pesquisa promovida pelo Instituto Atlas/Intel, em parceria com o jornal Estadão, revelou quais são as torcidas mais felizes no Brasil. O levantamento, realizado nos cinco primeiros dias de agosto e divulgado no final da última semana, contou com mais de sete mil entrevistas digitais e analisou o Índice de Satisfação do Torcedor (IST).

Na análise, a dupla BaVi apareceu na sétima colocação. Tanto o Bahia, quanto o Vitória marcaram 56 pontos no IST. Os clubes baianos ficaram atrás apenas do Flamengo, Botafogo, Fortaleza, Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo.

O índice avalia a felicidade das torcidas em aspectos como a satisfação com o nível do campeonato brasileiro, a qualidade da arbitragem e o desempenho de seu próprio time, com cada um recebendo um peso específico no cálculo, de 30%, 20% e 50%, respectivamente.

Ainda com base no levantamento realizado pelo Atlas/Intel, de forma geral, cerca de metade dos torcedores brasileiros estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o desempenho de seu time (49%) e 44% com o nível do Brasileirão. Já a qualidade da arbitragem deixa a maioria dos torcedores (55%) insatisfeitos ou muito insatisfeitos.

A pesquisa também atualizou quais são as maiores torcidas dos times de futebol do Brasil. A do Bahia aparece em 12º lugar no ranking nacional, o primeiro entre os nordestinos. Ao todo, 2,8% dos entrevistados responderam serem torcedores do Esquadrão. Considerando apenas os nordestinos, atrás do Tricolor de Aço estão o Sport com 1,8%, Fortaleza com 1,7%, Ceará e Vitória com 1,6% e o ABC com 0,7%.

Confira o ranking das 15 maiores torcidas do Brasil:

1º – Flamengo: 20,1%
2º – Corinthians: 14,5%
3º – São Paulo: 7,6%
4º – Palmeiras: 7%
5º – Vasco: 6,6%
6º – Cruzeiro: 5,4%
7º – Grêmio: 4,6%
8º – Atlético-MG: 4%
9º – Santos: 3,8%
10º – Botafogo: 2,9%
11º – Internacional: 2,9%
12º – Bahia: 2,8%
13º – Fluminense: 2,8%
14º – Sport: 1,8%
15º – Fortaleza: 1,7%