Bahia atrai 90 mil turistas estrangeiros no 1º semestre

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Bahia consolidou-se como um dos principais destinos de turismo internacional no Brasil em 2025, com a chegada de 99.958 visitantes estrangeiros nos primeiros seis meses do ano. O resultado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), é o segundo melhor da história, ficando atrás apenas de 2007, quando o estado recebeu 101 mil turistas.

O secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, atribui o crescimento às estratégias de qualificação profissional, infraestrutura nas 13 zonas turísticas e promoção internacional. “As ações do Governo do Estado transformaram a Bahia em um destino global. Somos o principal portão de entrada do Norte e Nordeste, impulsionando economia e empregos”, destacou.

Crescimento e conexões aéreas

O fluxo internacional no período foi 62% superior ao mesmo intervalo de 2024, quando 61.669 turistas desembarcaram no estado. Junho também registrou alta, com mais de oito mil visitantes – aumento de 50% ante o ano anterior.

A retomada do voo Salvador-Panamá pela Copa Airlines, a partir de janeiro de 2026, deve ampliar ainda mais a demanda. A rota terá quatro voos semanais e conectará a capital baiana a destinos nos EUA, México e Caribe. “Queremos promover a Bahia em novos mercados e fortalecer o hub de conexões”, afirmou Raphael de Lucca, diretor da companhia no Brasil.

Atrativos naturais e culturais

Para Isac Lima, da Cassi Turismo, o sucesso era esperado. “A Bahia reúne natureza, história e hospitalidade, com igrejas centenárias e casarões seculares”, ressaltou. O estado segue como referência para viajantes em busca de experiências únicas.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress