A Polícia Civil da Bahia desarticulou, nesta sexta-feira (14), uma organização criminosa especializada em roubos de caminhões e cargas nas rodovias da região. Batizada de Operação Heritage, a ação cumpriu três mandados de prisão e oito de busca e apreensão nos municípios de Vitória da Conquista, Itapetinga (BA) e Itumbiara (GO).
As investigações, iniciadas em abril de 2025, apontavam para uma organização criminosa especializada que agia durante a noite. O grupo realizava sequestros breves dos motoristas, trocava as placas dos veículos e os deslocava para a região entre Planalto e Vitória da Conquista.
De acordo com as apurações, um centro automotivo localizado na BR-116 funcionava como a base das operações. O estabelecimento, de propriedade de um homem de 38 anos apontado como líder, era usado para o desmanche, adulteração e receptação dos caminhões furtados. Parte dos mandados foi cumprida em um condomínio de alto padrão, onde os investigados residiam.
Um Relatório de Inteligência Financeira revelou que os criminosos movimentaram mais de R$ 10 milhões no último ano, com fortes indícios de lavagem de dinheiro. A operação, que contou com 40 policiais, apreendeu cabines e motores de caminhões, celulares e computadores. As investigações seguem para localizar outros integrantes.










