Após live, STF manda intimar Bolsonaro na UTI

Foto: Reprodução, redes sociais

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi oficialmente intimado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, na quarta-feira (23), após o Supremo Tribunal Federal (STF) avaliar que ele estava apto a receber a notificação. A decisão foi motivada pela participação de Bolsonaro em uma live transmitida na noite anterior, o que, segundo o STF, demonstrou que ele estava em condições de assinar os documentos.

A intimação se refere ao início da ação penal contra Bolsonaro e outros integrantes do chamado Núcleo 1, investigado por tentativa de golpe de Estado nos meses que antecederam os ataques de 8 de janeiro de 2023. O STF havia determinado, no último dia 11, a citação de todos os réus, mas aguardava uma melhora no quadro clínico do ex-presidente para prossegui

Bolsonaro relatou que assinou os documentos após 15 minutos e afirmou que a servidora “botou o pé na porta da UTI” para cumprir a ordem. Ele ainda declarou: “A oficial confessou que estava cumprindo ordens. Adivinha de quem?”

O STF reiterou, por meio de nota, que a medida foi tomada dentro da legalidade: “Em virtude da internação do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi determinado que se aguardasse uma data adequada em que pudesse, normalmente, receber o oficial de Justiça. A divulgação de live realizada pelo ex-presidente na data de ontem demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje.”

Bolsonaro está internado desde o dia 11 de abril, quando voltou a sentir complicações intestinais relacionadas à facada que sofreu em 2018. Apesar do quadro, ele afirmou que há expectativa de alta nos próximos dias.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress