21 de fevereiro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Após desastre em Salvador, Iphan reforça vistorias em igrejas históricas de Sergipe

 Após desastre em Salvador, Iphan reforça vistorias em igrejas históricas de Sergipe

Foto: Divulgação/Defesa Civil

#Compartilhe

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou, nesta terça-feira (18), u  vistoria nas igrejas antigas de Sergipe. O estado está entre os dez com mais edificações tombadas pelo órgão, somando 25 imóveis, sendo que dez deles estão localizados no município de São Cristóvão. Os imóveis que apresentarem estado de conservação ruim ou péssimo só poderão passar por reformas com autorização da autarquia federal.

De acordo com o Iphan, três imóveis foram identificados em péssimas condições estruturais. Entre eles está a Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias, em São Cristóvão. Apesar da deterioração, a Comissão de Arquitetura e Artes Sacras da Arquidiocese de Aracaju informou que a estrutura do templo não oferece riscos aos visitantes.

A vistoria ainda não foi concluída, pois faltam ser analisadas a Capela do Engenho da Penha, em Riachuelo, e a Capela Jesus Maria José, em Laranjeiras. A princípio, ambas necessitam de reformas e revitalizações para garantir a preservação do patrimônio histórico.

Relacionados