Apagão da Microsoft afeta diversos países nesta sexta-feira (19)

 Apagão da Microsoft afeta diversos países nesta sexta-feira (19)

Foto: Divulgação

Compartilhe

Um apagão na manhã desta sexta-feira (19) afetou sistemas da Microsoft, impactando aeroportos, bancos e empresas de mídia em vários países ao redor do mundo. O incidente está relacionado a um erro na atualização da empresa de cibersegurança CrowdStrike. O apagão teve origem em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema Windows da Microsoft.

Diversos países enfrentaram problemas significativos devido ao apagão: voos foram atrasados em aeroportos, e cirurgias precisaram ser adiadas. Nos Estados Unidos, as companhias aéreas United e Delta paralisaram todos os voos. Na Espanha, a autoridade aeroportuária relatou que o incidente paralisou as operações em todos os aeroportos do país. No Reino Unido, viagens de trem foram afetadas, e a Sky News, um dos principais canais do país, está parcialmente fora do ar.

O apagão também impactou o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris. Em nota enviada ao jornal Le Parisien, a organização informou que mobilizou técnicos para minimizar os impactos. “Ativamos nossos planos de contingência para garantir a continuidade das operações”, declarou a organização.

No Brasil, a Arena, que administra o aeroporto de Congonhas (SP) e outros 16 aeroportos no país, informou que houve atraso em cinco voos em Recife, um em Campo Grande, um em Santarém (PA) e um em Montes Claros (MG), “por questões das companhias aéreas”. A concessionária afirmou que “os sistemas estão funcionando normalmente e não houve impacto nas operações de pouso e decolagem”. O aeroporto de Guarulhos também opera normalmente, conforme informado pela assessoria de imprensa.