Ambulantes ocupam Circuito Barra-Ondina com barracas e improvisos para garantir pontos no Carnaval

Foto: Divulgação/Secom
Os ambulantes de Salvador já começaram a se preparar para o Carnaval. Há dez dias, muitos estão acampados ao longo do Circuito Dodô (Barra-Ondina) para garantir um espaço estratégico e garantir a participação na festa mais popular do Brasil. Alguns chegaram a marcar o chão com seus nomes para delimitar os pontos onde pretendem trabalhar durante os dias de folia.
Na manhã desta quinta-feira (20), a reportagem do BNEWS flagrou a situação precária de vários comerciantes que montaram acampamentos improvisados. Barracas de camping, lonas, pedaços de papelão e até colchonetes são usados como abrigo temporário. Alguns preferem dormir diretamente na rua, estendendo lençóis ou caixas de isopor para descansar. Curiosamente, até um ponto destinado à Polícia Militar durante o evento foi improvisado como abrigo por alguns ambulantes.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) informou que 2,5 mil ambulantes foram credenciados para atuar no circuito neste ano. O número é dividido da seguinte forma: 400 na plataforma dos ambulantes, 900 no trecho entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo, e 1.200 entre o Morro do Ipiranga e o Monumento Meninas do Brasil.
A ampliação da plataforma dos ambulantes, que foi implantada no ano passado, volta a ser aposta da Prefeitura de Salvador como uma alternativa para organizar o trabalho dos vendedores informais. De acordo com a Semop, o objetivo é melhorar as condições de trabalho e reduzir a disputa por espaço durante a festa.