Alba autoriza governo a contratar empréstimo ao BIRD

Foto: Agência Alba

Em sessão conturbada, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou um empréstimo de R$ 4,5 bilhões e a revisão de vencimentos de servidores, além de manter o veto do governador Jerônimo Rodrigues (PT) ao projeto que alterava repasses para cartórios.

Em um dia de intensos debates, os deputados estaduais baianos ratificaram duas propostas do governo e sustentaram uma decisão do chefe do Executivo. A bancada oposicionista tentou obstruir a votação, mas as matérias foram aprovadas pela maioria.

O primeiro projeto acatado foi o de número 25894/25, que permite ao Estado contrair um financiamento de até R$ 4,5 bilhões com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

A justificativa do Executivo é de que o valor servirá para a melhoria do perfil de endividamento do Estado, por meio da substituição de parte da dívida atual por um financiamento em condições mais vantajosas, com menor custo e maior prazo.

A segunda proposta aprovada, de nº 25.918/25, modifica a estrutura de vencimentos de cargos em diversas carreiras do funcionalismo público estadual.

O plenário também decidiu pela manutenção do veto integral do governador Jerônimo Rodrigues (PT) ao PL 25.851/25, conhecido como “Projeto dos Cartorios”.

A iniciativa, que havia partido do próprio governador, propunha mudanças nos percentuais de repasses do Fundo Especial de Compensação (Fecom) para ofícios deficitários. Dos 44 parlamentares presentes, 38 votaram a favor de manter a rejeição.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress