Moradores de diversos bairros de Salvador relataram falta d’água antes mesmo do início oficial da operação de manutenção programada pela Embasa. O serviço estava previsto para ser interrompido a partir das 3h da madrugada desta terça-feira (5), mas o desabastecimento começou ainda na segunda-feira (4) em regiões como Pernambués, São Cristóvão, Cajazeiras, Pau da Lima, Jardim Real, Liberdade, Fazenda Coutos e Fazenda Grande do Retiro.
“Vocês informaram que iam fechar a água às 3h. Aqui em São Cristóvão, começou a enfraquecer às 19h e logo depois acabou”, reclamou um morador nas redes sociais. Outros relataram que não conseguiram reservar água por conta da antecipação. “Faltou desde ontem às 11h da manhã… uma tremenda falta de respeito”, comentou uma moradora de Cajazeiras.
Em resposta, a Embasa afirmou que a operação de manutenção começou no horário previsto, mas que desabastecimentos pontuais podem ocorrer por conta da complexidade do sistema que atende Salvador e Região Metropolitana. A previsão é que o fornecimento seja totalmente normalizado em até 48 horas.
A operação também afeta 12 cidades baianas além da capital, incluindo Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Santo Amaro e Madre de Deus. Cerca de 500 profissionais estão mobilizados para realizar mais de 50 serviços em todas as etapas do sistema de abastecimento.