Agrotóxicos dectados na água consumida em estados do Nordeste

 Agrotóxicos dectados na água consumida em estados do Nordeste

Foto: Reprodução

Compartilhe

De forma misturada, 27 diferentes tipos de agrotóxicos foram detectados na água consumida por parte da população de 210 municípios brasileiros, entre eles de estados do Nordeste.

As informações são resultado de um cruzamento de dados realizado pela ONG Repórter Brasil, a partir de informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, com testes feitos em 2022.

Entre os estados que tiveram o “coquetel” de agrotóxicos detectado na água, estão a Bahia e o Ceará. No Ceará o caso, a capital Fortaleza figura entre as cidades onde os materiais foram encontrados na rede de abastecimento da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece).

Apesar de a maioria dos exames detectar uma concentração dentro do limite avaliado como seguro pelo Ministério da Saúde para cada substância sozinha, especialistas veem com preocupação a mistura de diferentes pesticidas. Segundo afirmam, essa combinação pode gerar consequências ainda desconhecidas ao organismo humano.

Fonte: Dados de 2022 do painel Vigiagua do Ministério da Saúde