A seca no estado da Bahia foi o tema do seminário SOS Bahia – Caminhos para desenvolver e transformar a realidade do semiárido baiano, promovido pela Fundação Índigo na noite desta quinta-feira (5), em Irecê. O evento promoveu um encontro do ex-prefeito de Salvador e presidente da fundação, ACM Neto (União Brasil), e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PSDB).
Na ocasião, os políticos se uniram para acusar o poder público de negligência com a seca que atinge o semiárido baiano. O ex-prefeito aproveitou o palco para criticar o governo do PT no estado. Já Ciro Gomes criticou o governo federal diante do que classificou como um problema estratégico nacional. Ele citou a morosidade de projetos fundamentais, como o Canal do Sertão e o Baixio de Irecê.
Ao final do encontro, foi lida uma carta-compromisso com propostas para a região. O documento defende a retomada de uma política pública de segurança hídrica, a conclusão das obras paralisadas, a construção de novas barragens e um programa permanente de recuperação da caatinga. O evento integra uma série de fóruns promovidos pela Fundação Índigo, que tem educação como tema do próximo seminário.










